domingo, 11 de maio de 2008

Porque usar tecidos orgânicos?


Fabiana Ferreira
Roupas orgânicas são feitas de materiais essencialmente naturais e não sintéticos, e que fazem parte de fontes renováveis. Estes tecidos são feitos de materiais como bambu, soja, tencel, algodão, lã, cânhamo e outros feitos de plástico reciclado de garrafas pet. O material de roupas sustentável tornou-se um grande ganho para as empresas que pretendem migrar para a moda politicamente correta, ou digamos ecologicamente correta. A Associação de Comércio de Orgânicos e órgãos reguladores vêm cumprindo seus deveres em relação aos tecidos orgânicos, no que se diz respeito à produção, tingimento e ao manuseio de fibras, como por exemplo, nos tecidos de algodão, lã, seda e o cânhamo.


Os tecidos sustentáveis são produzidos fora das diretrizes e das certificações federais. O mais popular entre eles é o algodão orgânico, pois sua demanda duplicou entre os anos de 2005 e 2008. A estilista gaúcha Claudette Bastos, diz que, “ estes tecidos são muito usados em artigos pessoais, como produtos sanitários, esfregões, fraldas de bebês, roupas de cama, mesa e banho “ . Já a lã orgânica, a seda e o cânhamo são materiais populares. O cânhamo, por se tratar de uma fibra natural altamente durável de fonte renovável, é usado em vestuários, cosméticos e papéis.Para obter-se um material menos rígido, as fibras geralmente são misturadas com o algodão e seda.


Todos estes materiais acima citados possuem suas propriedades naturais anti-bactericidas e absorventes. Embora muitos tecidos possam ser lavados à máquina, os orgânicos requerem cuidados especiais, lavagem a seco ou à mão. E se possível usarem detergentes livres de fosfato e biodegradáveis e secar as roupas no varal para reduzir o consumo de energia. Algumas lavanderias utilizam PERC (percloroetileno), um solvente à base de petróleo conhecido por ser cancerígeno; outras utilizam o DF-2000, um solvente à base de hidrocarbono, prejudicial ao meio ambiente. A reutilização e a reciclagem de materiais sustentáveis fazem parte do movimento de conscientização ambiental. Os métodos da agricultura orgânica ajudam a diminuir nossa exposição a toxinas como os pesticidas e os inseticidas.



Leia mais sobre o assunto :

Roupas orgânicas


Moda Norueguesa


Ecojeans


Volte ao blog Caos Digital,aqui

Nenhum comentário: