segunda-feira, 5 de maio de 2008

ENERGIA NUCLEAR - desenvolvimento e perigo

Bruno Poppe

A energia nuclear sem dúvida alguma é a mais controversa, é a terceira fonte mais usada no mundo, em países como França, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Paquistão, Índia, e muito outros, inclusive Brasil.

A energia nuclear possui vantagens como não utilizar combustíveis fósseis e não soltar gases poluentes. É considerada energia limpa. Segundo o Minsitério de Ciência e Tecnologia, a tecnologia é madura e comprovada. No Brasil é representada pelas usinas de Angra I e II, responsáveis pelo abastecimento de 40% do estado do Rio de Janeiro. O Brasil possui uma das maiores reservas do mundo de urânio, suficiente para o abastecimento doméstico e exportação de excedentes.


Embora seja considerada energia limpa, o que se discute é a real necessidade de sua utilização no Brasil, uma vez que somos tão ricos em outras possibilidades, principalmente em recursos hídricos. Uma catástrofe ocorreu na cidade de Chernoibil em 1986, quando o quarto reator da usina explodiu, ocasionando milhares de mortes, mazelas físicas às gerações futuras que se expuseram à radiação, além da inutilização de um enorme área que, até hoje é contagiosa. O lixo nuclear também é um problema muito sério, uma vez que sua armazenagem requer procedimentos específicos e dispendiosos durante muitos anos.

Nenhum comentário: