segunda-feira, 9 de junho de 2008

Salvar, prolongar e intensificar a vida no Planeta Terra

Fabiana Ferreira

Nos últimos 150 mil anos o planeta Terra passa por seqüências de eras glaciais. A diminuição do número de vacas para a produção do leite impactaria positivamente para meio ambiente, pela diminuição na emissão de gases poluentes pelo gado. Sem falar que isto ajuda e muito na redução do aquecimento global. Tendo em vista que 78% do devastamento da Amazônia foi feito para a criação de pastos, o biólogo Rodrigo Cezar afirma que a “ poluição causada por uma vaca leiteira equivale a 16 pessoas, e que o uso de equipamentos tecnológicos corretos para produção de leite faz com que o produtor tenha uma maior produtividade com um número menor destes animais, obtendo resultados positivos para com a diminuição do desmatamento e liberação de gás metano ” .

Para criar pastagens é preciso desmatar, o que leva conseqüentemente à erosão e exaustão do solo, com aumento de gases que contribuem para o efeito estufa, além da redução de flora e fauna decorrente da mudança do solo. As vacas liberam metano, gás importante para o fenômeno estufa, através de flatus e fezes aumentando a poluição atmosférica. O gado produz 100 milhões de toneladas anuais de metano, a eliminação do excremento é um problema por si só, e geralmente causa poluição de rios e do subsolo, contribuindo também para a formação da chuva ácida.

A amônia dos currais reage com o dióxido de enxofre, presente no ar em países desenvolvidos produzindo sulfato de amônia que ataca as folhas e se converte em ácidos nítrico e sulfúrico quando atinge o solo. Os fertilizantes nitrogenados muito solúveis usados na produção de ração para vacas leiteiras podem contaminar os lençóis de água, fertilizantes nitrogenados e detritos animais são as duas principais causas do excesso de plantas em lagos e rios causando crescimento excessivo das plantas. Sua decomposição consome todo o oxigênio da água, causando mau cheiro e matando a vida existente. Está mais do que na hora de percebemos a real importância e os benefícios não só econômicos de protegermos a natureza, e sim em termos um futuro promissor num rico meio ambiente.

Leia mais sobre assunto :

Nenhum comentário: