quinta-feira, 19 de junho de 2008

Coleta seletiva do lixo escolar, uma ação educativa

Fabiana Ferreira
A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade, enfrentamento e alvo privilegiado de programas de educação ambiental nas escolas brasileiras. Muitos programas de educação ambiental nas escolas são implementados para redução lixo, já que, em função da reciclagem, desenvolvem apenas a Coleta Seletiva de Lixo, buscando fazer com que as pessoas desenvolvam uma reflexão crítica e abrangente a respeito dos valores culturais da sociedade de consumo.

Esta alternativa ecologicamente correta ajuda a desviar dos aterros sanitários ou lixões,resíduos sólidos que podem ser reciclados. Malena Cauduro, diretora e organizadora do projeto Povo culto cidade limpa, na cidade de Porto Alegre, Capital do estado do Rio Grande do Sul afirma que ; “ a Lata velha se transforma em uma lata nova, é melhor que uma lata a mais nos lixões. A questão do lixo é um problema de ordem cultural, dobrar a vida útil de um produto significa diminuir pela metade o consumo de energia, o lixo e a poluição que é gerada”. Vantagens econômicas são boas professoras de educação ambiental, e ainda ajudam a gerar lucros.

Hoje, 73% das latas de alumínio são recicladas no Brasil, um recorde mundial. O país produz em média 241.614 toneladas de lixo diariamente, e a composição média do lixo domiciliar tem a seguinte distribuição:
65% de matéria orgânica, 25% de papel, 4% de metal, 3% de vidro e 3% de plástico; quanto às latas de alumínio, o volume encontrado nos depósitos de lixo corresponde a apenas 1% do total dos resíduos sólidos urbanos.

Todo o material reciclável gerado nas escolas é coletado e encaminhado para as usinas de triagem, os projeto visam formar indivíduos críticos e participativos no que se diz respeito às questões ambientais, estimulando a sensibilização e a conscientização de toda a comunidade escolar,pais, alunos, educadores. Com isso, cria-se subsídios teóricos e práticos para o educador trabalhar a questão ambiental em sala de aula, de forma interdisciplinar, com treinamentos de todos os funcionários das escolas envolvidas,limpeza, secretaria, cantina. Também distribuem materiais didáticos para educadores e alunos,livretos contendo textos explicativos sobre meio ambiente e curiosidades a respeito do assunto.Sempre alertando para que o lixo reciclável gerado em casa seja levado para a escola e encaminhado para reciclagem.


Leia mais :

Rainha da Paz


Educação ambiental

Volte ao blog Caos digital, clique aqui!

Nenhum comentário: