sexta-feira, 20 de junho de 2008

E o entulho vira escola

Por Bruno Poppe

Em tempos de aquecimento no mercado da construção civil, achei conveniente falar um pouco sobre um tipo de reciclagem pouco difundida. Diariamente uma cidade grande gera toneladas de entulho proveninete de obras e contruções. Todo este entulho acaba sendo depositado em lixões, a margem de rios, terrenos baldios e ruas da periferia, causando assoreamento, poluição visual, e enormes despesas para as prefeituras que acabam tendo que refazer a remoção deste entulho.

Para ter um noção estatística, um cidade como Belo Horizonte gera aproximadamente 4 mil toneladas de lixo diariamente. De todo esse lixo, cerca de 50% correponde a entulho de obras. A possibilidade de reciclagem, surge como uma alternativa altamente producente para resolver este problema e solucionar ainda outros.

Para reciclar o entulho, é necessário organizar a sua coleta e depoisitá-lo em local adequado, onde ele será tratado e liberado de impurezas como sacos plásticos, papelões, madeira e metais, que equivalem 10% do total de entulho. Sobram então os restos que serão armzenados em dois grupos: o primeiro de cimento, concreto e argamassa, que depois de triturados e peneirados nas usinas, formarão uma fina areia que será misturada a cimento novo, e pode ser utilizado na construção de prédios. O segundo grupo é formado por tijolo e telhas que já sai pronto para ser utilizado como base e sub-base na pavimentação de estradas.

Na cidade de Belo Horizonte, pioneira neste tipo de reciclagem, atividade também tem uma importante função social, já que os catadores de entulho se organizam em cooperativas e se sentem incluídos e participantes de um processo importante. Em 1 ano de reciclagem foi possível reaproveitar 116 mil toneladas de resíduos, suficientes para construir 9 prédios de 15 andares! Com isso a prefeitura conseguiu economizar 870 mil reias na compra de matéria prima.

O maior entrave à reciclagem de entulho é a vontade política, pois as soluções existem, e são comprovadamente eficientes. A primeira usina de reciclagem do Brasil fo instalada em Belo Horizonte em 1996. Com o tempo essa tecnologia se torna ainda mais eficiente , e o custo social se transforma em escolas, creches e desenvolvimento para os que agem corretamente.

Assista:

Saiba mais:
Dados técncos sobre reciclagem de entulho

Nenhum comentário: