segunda-feira, 7 de abril de 2008

Consumir de modo responsável

Fabiana Ferreira

O Sitio do Moinho localizado em Itaipava na Serra de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, é um dos principais produtores de produtos orgânicos do estado, com uma área de sete hectares de terra. Através de uma consultoria para criação de uma horta, surge então o Sítio em 1989.

Com o objetivo de proporcionar a todos uma alimentação saudável, através do plantio e desenvolvimento de produtos totalmente naturais, sem o uso de aditivos químicos, o projeto cresceu devagar, na propaganda boca a boca, até que em 1997, receberam o convite para entrar nos supermercados. Com uma vasta gama de produtos como pães, verduras, legumes, laticínios, carne, grãos, cereais, sucos, conservas e ervas da horta.

Contam também com alguns importados: massas, farinha de trigo italiana, azeitonas, passas, azeite, sementes girassol, linhaça, aveia, e ervas desidratadas da Argentina. Tudo produzido sem agrotóxicos. " Importam esses produtos, ou porque o Brasil não os produz, ou porque o que existe é muito inconsistente em termos de qualidade e disponibilidade, afirma a proprietária Ângela Thompson " . Atualmente, a discussão sobre as questões ambientais, traz um nível de exigência maior, onde os orgânicos podem passar a ser visto como alimentos que não poluem, dentro de um quadro mais amplo de consumo consciente. Com a necessidade de uma alimentação saudável, há um conceito que vem sendo cada vez mais difundido, como os riscos em relação ao excesso de açúcar, gordura e alimentos processados, que podem causar riscos de doenças do coração, diabetes, etc.

Mesmo existindo desconhecimento sobre seu significado, os produtos orgânicos durante muito tempo, eram confundidos com hidropônico - um dos motivos que levou Ângela e Dick Thompson a desenvolverem um trabalho junto às escolas municipais próximas a região serrana. " As crianças aprendem a plantar dentro do conceito orgânico, onde podem cuidar, colher o que plantou e levar para casa,explicam os proprietários ". Como existem duas empresas dentro do Sitio, a horta e a comercializadora, cada um delas tem um comitê representativo que responde pelas aspirações do grupo.

Nessa questão social, as decisões são tomadas em conjunto, onde a voz do funcionário é ouvida. Existe um ponto zero a partir do qual o Sitio começa a atuar em relação aos funcionários, estabelecendo metas a serem alcançadas e há ainda, uma certificadora que monitora o desenvolvimento dessas ações.

O Sítio do Moinho também conta com outro selo, o IBD, do Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural, considerado hoje a melhor certificadora do país. Os produtos orgânicos certificados por este órgão, precisam estar em dia com a legislação trabalhista, ambiental e sanitária.Um dos pilares do conceito orgânico é o solo vivo, e a salvaguarda de vegetação nativa onde as pequenas vidas existentes tenham seu habitat preservado.

Veja também:
Sites sobre produtos orgânicos
Cia Ecológica do Brasil

Nenhum comentário: